sexta-feira, 20 de abril de 2012

Meter a rolha é mesmo coisa de bairradino


De região para região e até e país para país há um sem número de coisas que são realmente intrínsecas. Digo isto porque os portugueses, em geral, e os bairradinos, em particular, tem como predisposição natural meter e tirar rolhas… é algo endógeno (e com este já vou em dois palavrões, apenas para explicar que somos bons com as rolhas e fazemos maldades com saca-rolhas, mas isso é outro assunto).

Bem, tirar a rolha de uma garrafa é algo mesmo muito usual entre nós, é prática corrente do quotidiano, nem precisa de grandes comentários. Agora o processo inverso já tem muito que se lhe diga, pois, abusamos da expressão “mete uma rolha”. Alguém solta ventosidades anais e de imediato alguém diz: Mete uma rolha pá! Quando queremos calar alguém lá vem a frase: “Mete uma rolha”. E quando um organismo, instituição, empresa ou clube desportivo quer fazer silêncio impõem-se a “Lei da Rolha”, pois.

Isto tudo a propósito do que assistimos esta quinta-feira pela Bairrada, mais concretamente por Oliveira do Bairro, onde a Associação Rota da Bairrada, num acto de dar com a rolha nas vistas, optou por meter não uma rolha mas um rolhão num dos espaços públicos daquela cidade. Não sabemos, no entanto, se aquele gesto é para camuflar algum mau cheiro ou para silenciar algo de gigantesco… aguardemos.   

Já agora, sabem a anedota das duas rolhas? Ehehehe. Espero que sim.

E por falar em coisas em que somos mesmo bons, vamos lá ouvir este momento imprevisivelmente cultural. Como fazia falta uma rolha para calar este tipo… ouçam:


1 comentário:

Anónimo disse...

Deve haver alguma confusão, na Bairrada tiram-se é muitas rolhas...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...